02 junho 2008

Reportagem




A reportagem de capa da Revista época, na semana de 2 a 8 de junho de 2008, trata de um casal gay no Exército.Não tenho certeza sobre a validade deste tipo de reportagem para a redução de preconceito e para o aumento da aceitação das relações homoafetivas por parcelas da sociedade que, tradicionalmente, mostraram-se mais reticentes no trato com este tipo de novidade.Penso até que o efeito é contrário.

Não sou padre, por quê: além da óbvia falta de vocação, embora tenha estudado em seminário e, em certo momento, tenha cogitado de seguir a carreira, a Igreja exige o celibato e condena a homossexualidade. O que faria eu nas entranhas de tal organização? Pelos mesmos motivos, estar no Exército nunca foi uma possibilidade em minha vida (claro que o celibato não se aplica aqui).

A reação do Exército (leia aqui), independentemente de ser correta ou não, é justa. As normas da instituição estão lá, se vc não as aceita, procure fazer parte de algo em que vc se encaixe.

E quando será que a imprensa vai entender a diferença entre gay e bichinha? Nenhuma homofobia internalizada aqui, nenhum preconceito. Só acho que é preciso tomar cuidado para não generalizar comportamentos, nem todos os gays se cobrem de jóias e acham que é preciso maquiagem diariamente.

Um comentário:

Manoel Artur disse...

Hoje, 05/06/08, os dois forma presos pelo Exército. Que coisa!!