Nova lei de união civil em Washington
Na última quart-feira a lei estadual de união civil foi derrubada, em mais um golpe no ativismo gay em prol de uma legislação mais igualitária. Mas um dos juízes votou a favor da apresentação de uma nova lei de igualdade de direitos sobre o casamentp. É um diferenciação difícil de explicar em termos leigos. Mas ninguém está otimista a respeito...
"Eu apresentarei a lei de igualdade do casamento", disse o senador Murrayu, o mais velho dos quatro legisladores abertamente gay do Estado, "mas eu não acredito que vá passar na próxima sessão ou em muitas outras à frente". Existe a possiblidade da presente legislatura reverter oato de 1998 chamado de Defesa do Casamentoe legalizar o casamento gay.
Embora Washington seja conhecido como progressista, as pesquisas de opinião mostram uma forte oposição ao casamento gay (ou união civil). Mesmo os políticos liberais têm uma posição neutra na questão. "O sacramento do casamento é uma questão entre duas pessoas e sua fé", disse o governador do Estado, " e não uma questão de Estado, em uma evidente "lavagem de mãos" pública.
É claro que é uma questão de estado, já que há uma diferença enorme em como o Estado trata seus cidadãos com orientação sexual não ortodoxa. E ainda acredito que o uso do termo "casamento" é contraproducente, já que traz à tona a questão religiosa, que não está em jogo.
o artigo completo está na The Advocate, em http://www.advocate.com/news_detail_ektid34627.asp
27 julho 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário