Nesta sexta-feira, 14/12, o Grupo Dignidade, de Curitiba, inaugurará o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott, em homenagem a este pioneiro do movimento homossexual brasileiro e fundador do Grupo Gay da Bahia (1980). Além do próprio Luiz Mott, a inauguração contará com a presença do Deputado Federal Dr. Rosinha, assim como outras autoridades.
O Centro de Documentação (CEDOC) passará a arquivar e manter um acervo de materiais acumulados durante os 15 anos de existência do Grupo Dignidade (fundado em 14/03/1992), bem como materiais sobre a história do movimento homossexual brasileiro, pesquisados nos arquivos do Grupo Gay da Bahia em Salvador, e também no Arquivo Edgard Leuenroth, na UNICAMP, entre outras fontes. Os materiais contidos incluem uma coleção completa do "Lampião da Esquina", jornal inédito de 37 números, destinado ao público gay, que circulou ainda na época da ditadura militar, entre 1978e 1981, tendo como seus escritores vários celebridades da atualidade, como Aguinaldo Silva. Outros documentos disponíveis para consulta dizem respeito aos primeiros grupos organizados de homossexuais no Brasil, a partir de 1978.
CEDOC Prof. Dr. Luiz Mott também se dedicará a temas correlatos, em especial a educação sexual, voltada para o esclarecimento a respeito dos direitos sexuais e formas de abordar este assunto na sala de aula.
Outra contribuição significativa do CEDOC Prof. Dr. Luiz Mott é um acervo de em torno de 50 teses e dissertações sobre a temática GLBT. Além de consulta no próprio CEDOC, as teses, assim como outros materiais do CEDOC estão sendo disponibilizados gradativamente para consulta pela internet no item Catálogo, visando facilitar o acesso a estas informações.
12 dezembro 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário