31 outubro 2006

Cabrotinho e Mula

Quatro anos desta fantasia zoológica atormentada!!!

30 outubro 2006

Literatura Gay - 2ª parte

2a. parte
Com relação a ser sempre erótica: não, não acho que seja sempre erótica. Há livros ótimos, escritos por gays e com temática gay, que não se fixam no aspecto sexual das relações. Por exempo, Felice Picano, Bernardo Carvalho, Ethan MOrden...
Considerando que a questão (homos)sexual é definidora do campo de atenção, acredito ser difícil ignorá-la totalmente. Bom, mas isso vale para qualquer tipo de literatura.
Gostaria muito de ver uma grande editora lançando livros bem escritos, de bons autores (Morden, Picano, Keenan, Leavit, HOlleran, tantos outros...), e também bons estudos sobre a questão homossexual. Isherwood foi quase todo traduzido, mas não houve nenhum trabalho de divulgação! Evidentemente, não vai vender nada!
Bom, a discussão está aberta, vamos em frente.

Discussão: Existe literatura gay?

É um tópica da comunidade do orkut, Romancistas gays".É uma discussão interessante.
"A revista Cult públicou um número dedicado à literatura gay, o de número 66, onde, na capa, já havia uma pergunta que considero um grande equívoco,"Literatura gay: bandeira política ou gênero literário?". Erro esse decorrente do público entrevistado, pertencente a diversos partidos políticos. A partidarização da atuação gay é um dos motivos que afastam as pessoas de uma militância mais ativa, mais participativa.Apenas isso já me deixou reticente quanto à proposta da revista, mas antes alguma discussão do que nenhuma.
Ao ponto: não acredito que haja uma literatura gay, pura e simplesmente.Homossexual é o tema ou o autor? esta pergunta já foi feita aqui e não dá para responder sem escrever um livro.
Há autores héteros que escreveram histórias gay lindas e há autores gays que escreveram histórias hétero lindas.
Também não acredito que a literatura gay seja mais voltada para o erótico, embora a definição de "gay" e "homossexual" remetam sempre ao caráter sexual da definição. Rótulos, rótulos...
A produção acadêmica, aqui e lá fora, é grande, mas inacessível ao comum dos mortais, já que não é comercial. O setor de "Gay Studies" (aqui sim, referindo-se à definição "homossexual")da Amazon lista mais de 14 mil títulos (catorze mil!!!).
Na Strand, em Nova York, perguntei a um balconista de eles tinham um setor de literatura gay e a resposta ainda hoje me serve como farol quando vejo tentativas de aplicação de rótulos: "Não, não temos uma seção gay. Temos apenas bons livros nos mais variados campos da cultura."!!

20 outubro 2006

Jacob & Joshua



É uma sitcom gay, será que passará aqui?A série é sobre dois irmãos gêmeos idênticos que tentam a carreira no mundo da música. O link dá acesso a vários clips, músicas, etc.

http://www.logoonline.com/shows/dyn/jacob_and_joshua_nemesis_rising/videos.jhtml

19 outubro 2006

Poltergay!!!


Como é francês, devem falar à beça no filme. É um filme de Halloween gay, sobre um casal que se muda para uma casa (mal?bem?) assombrada por cinco (5!) fantasmas gaysésimos, que só são vistos pelo marido!Sendo um filme francês, fica a pergunta: este é mais um caso de alguém saindo do armário, descobrindo-se gay? Afinal, a tagline do filme é "Fantasia Sexual ou Fantasma?".

Pà pro Papa!!

Mais uma vez, o Papa da vez segmenta o amor, o carinho, o "Amai-vos uns aos outros"!!!Seja infeliz e vá para o Céu, colha suas recompensas inundadas em lágrimas!
Os termos que Sua Santidade usa: "amor desviante", "fracas e desviantes".
Esta confusão de fé com direito civil ainda vai dar muita confusão, como já deu no passado.Sacramentos são instituições da Igreja Católica, não confundamos as coisas, por favor!!

Para quem quiser se inteirar mais profundamente: artigo no O Globo, http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2006/10/19/286155734.asp

16 outubro 2006

ABGLT

Ótimo termos tanta gente preocupada conosco, mas ser ativista e homossexual não é preocupar-se apenas com AIDS E união civil. Entre uma e outra, além das paradas, há todo um universo que tem de ser explorado, sustentado, incentivado!! Algumas sugestões:
1- linha de financiamento para compra de casa própria, permitindo a soma da renda dos candidatos;
2- formação de uma bibliografia temática, para consulta;
3- incentivo à participação dos autores e obras GLTSXYZ nas bibliotecas;
4- incentivos para criação de clubes/centros nas periferias para assistência ao adolescente homossexual.

Parando para pensar, visitando o site, continua tudo como dantes...

Rosa Passos


Sentado à beira do caminho, sozinha, vale um ano de qualquer FM! E tem muito mais coisas....
Mas quando é que vão relançar Recriação, onde está a maravilhosa "Bolero de Esperar"..."meus dedos aprenderam tantos gestos, diretos e discretos de carinho, é pena que eu te veja tão de perto e tenha que ficar aqui sozinho..."? e ainda tem Formicida, Corda e Flor, que Nana Caymmi transformou em clássico.

Atraso

A Colômbia, Colômbia!!!! aprovou a lei da união civil para homossexuais!
Enquanto isso, na terra de Lula-Babá....

14 outubro 2006

AH! O Cabrotinho

Cabritinho seria óbvio demais, só isso!Mas também serve!
Agora, em conluio com o Minc, disse ter recebido o apoio da comunidade gay.
Acredito que eles achem que o Grupo Pela Vida representa toda a comunidade gay!
Sérgio Cabral Não!

Ainda Sophia!




"Através do teu coração passou um barco
Que não pára de seguir sem ti o seu caminho"

12 outubro 2006

Ainda Sophia

A vida, às vezes, nos reserva agrados, presentes, que, como escreveu Conan Doyle, "são, como as flores, um plus que Deus coloca no mundo para nos lembrar das possibilidades do ser humano".Encontrei o terceiro volume da obra poética de Sphia Breyner Andresen em um camelô no Leblon!!!Só mandando rezar uma missa!!!

Sophia!

Sophia de Mello Breyner Andresen, a começar pelo nome, uma princesa, escrevia principescamente: elegante, chic, seus poemas são belíssimos.
Não era gay, mas qual beleza é?

Em Nome


"Em nome da tua ausência
Construí com loucura uma grande casa branca
e ao longo das paredes te chorei."


Assim, três versos, e é tudo!

11 outubro 2006

Informações

A revista Mente e Cérebro traz uma reportagem muito interessante: "Existe Escolha? As múltiplas raízes da homossexualidade".
Há textos de Robert Epstein, Suzana Herculano-Houzel e Graziela Haydée Barbero, mais um texto sem crédito, que traz uma tábua do tempo com algumas informações interessantes.
A bibliografia que consta nas matérias também ajuda, mas poderia ser melhor.
Informar-se nunca é demais!!

08 outubro 2006

Raimundo Pereira


Raimundo fez um lindo trabalho no Atobá. Partiu neste sábado, mas seu trabalho deixará marcas duradouras. Paz!

07 outubro 2006

Sérgio Cabral

Sérgio Cabral retirou seu projeto de união civil para pessoas do mesmo sexo!
Ok. ninguém é obrigado a apoiar nada, mas mentir tão descaradamente apenas reforça a péssima idéia que eu tinha do Cabrotinho (Cabral+Garotinho!!).Se o projeto da Martha era tão melhor (e é mesmo!), qual a razão dele ter apresentado o dele ou não tê-lo retirado antes?
A mentira tem pernas curtas, Cabrotinho!!!

Ainda o Cabrotinho!

Nas afirmações do Cabrotinho, há uma que merece atenção especial, minimizando a reação do Grupo Arco-Íris: "...Mas não foram ao Congresso brigar pelo meu projeto. Nunca ouvi uma entidade defender o meu projeto. Há uns oito meses várias entidades foram ao Congresso mas preferiram falar da lei da Marta sobre a parceria civil".
Seria esse mais um dos santos efeitos pérfidos da partidarização do movimento GLBT??

06 outubro 2006

Hiato


Estive em Franca, daí estes dias sem posts. Fui ver minha família, as pessoas que elegi para fazerem este papel na minha vida.Obrigado, sempre!Na foto, Paulo, Tamema, Carolina, Maíra e Juninho. Faltam na foto, mas estão sempre na minha vida, Paulo, Rosa, Luis Felipe, Olga e Marta, e mais alguns que não cito, mas não amo menos!

Revista Studium



Editada por Fernando de Tacca, a revista Studium traz excelentes trabalhos sobre Fotografia. Vale muito a visita!!
Esta foto é de um trabalho sobre a Guerra Civil Espanhola.